terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DATAS IMPORTANTES EM NOSSA VIDA!

Todos nós temos dias do ano que marcam muito nossa vida.
Hoje 31 de Janeiro, fazem exatamente 25 anos que eu e minha esposa começamos à namorar. Já são 22 anos de casado e podem ter certeza:
O maior desafio do homem/mulher é constituir e manter família. 


Sempre digo aos meus filhos que a gente está aprendendo a ser pai e ensinando a ser filho.
Não é fácil, mas como em tudo na vida, nossa tarefa é:  plantar e regar e Deus é que faz crescer!


A tampa da panela.
Todos nós já ouvimos falar, que cada panela tem a sua tampa.
Assim é nossa vida sentimental. Nascemos e fomos criados para constituir família, enfim dar sequência na continuidade da espécie. Logo encontramos nossa cara metade. A nossa tampa da panela suportará qualquer pressão, críticas, tempestade, e outras dificuldades mais. Ah como o namoro é lindo. Nunca falta paciência.
Como somos pacientes quando namoramos não é? A paixão fala mais alto do qualquer coisa, pensamos no amor Eros, Eros é o amor  erótico, o tempo passa e pensamos mais longe, no amor filia, que é o amor de pai para filho. Enfim, tudo se resume na paixão.A vontade de estarmos juntos com a pessoa amada aumenta à cada dia e assim nos casamos.

Quando dizemos o sim perante  Deus, encontramos  de imediato com  o amor ágape, que é o amor  incondicional,  ou seja o amor que nos  une, o amor que abençoa a nova família que ali se constitui. Este é o amor maior, aquele que envolve , nos ajuda à superar as dificuldades e a transpor qualquer obstáculo. A convivência matrimonial é o maior desafio de qualquer ser humano, pois todo relacionamento gera atrito e  provoca divergências. Isso é normal, mas  quando  passam alguns anos de casados, como é difícil ter paciência com o companheiro (a). Passamos à não aceitar suas falhas,   como se não tivéssemos nossas próprias falhas também, que às vezes são muito maiores que as da pessoa amada. Por isso muitos casais acabam se separando.
Manter um casamento firme ali do lado da outra pessoa, tolerando as rusgas do parceiro,  sendo fiel, sincero, não é fácil. Não bastassem os problemas de ordem pessoal que surgem quase que diariamente, trabalho, filhos, dificuldades financeira, entre outros,   ainda existem os outros canais da perdição que atormentam, e  tentam nos desviar do bom  caminho. Entre estes canais,  eu cito alguns,  tipo: amizade colorida, telesexo, disque amor, entre outros absurdos que vimos propaganda por aí.  O que será das gerações que estão crescendo influenciadas por esta banalização.   Quem age assim,  decreta a falência moral do  seu casamento, e ainda se expõe  ao ridículo. Então eu pergunto, onde fica a família nesta história? Não é isso  que Deus espera de nós. Olha, o sexo é muito importante no casamento, por isso,   Deus fez  o sexo seguro, sem riscos e sem doença, que é o sexo entre marido e mulher. 

Se estamos vivendo muitas dificuldades na vida à dois é porque estamos correndo mais, atrás dos problemas do que da solução.  Damos mais valor à novela do que à uma conversa com nosso  companheiro. Quando é que sentamos os dois frente à frente para resolver de maneira concreta uma dificuldade que se arrasta por muito tempo?
O caso é que é muito fácil a gente empanturrar de críticas, à pessoa que está ao nosso lado, quando ela faz algo que não aceitamos. Este é o maior motivo de discórdia em um relacionamento. Gente,  precisamos ver as pessoas  pelas suas qualidades e não pelos defeitos, principalmente quando se trata de alguém tão especial na nossa vida. Afinal de contas, todos nós erramos.
  o amor ágape pode transformar um relacionamento. Por isso eu sempre digo: coloque Deus na sua vida, pois há  momentos difíceis, em  que só uma dose extra de amor para superá-los.
Esposo, a melhor coisa que você pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles.
Muitos dizem que jamais conseguiriam trabalhar com a esposa, ou vice-versa, seus funcionários são puxa-sacos, mas  será que existe alguém, em que você poderia confiar mais, do que na sua cara metade? É ou não é! Homem e mulher nasceram para serem felizes. Dê um tempo para os compromissos, façam uma viagem à sós, esqueçam as preocupações, encontre tempo pra vocês. Da mesma maneira que você reserva horários na semana para o futebol, a cerveja com os amigos, você precisa definir alguns horários para o casal se encontrar, conversar, sair, deixar a vida para trás, falar sobre as vitórias do passado, os desafios do presente, e os sonhos para o futuro. Jogue uma nova luz sobre seu relacionamento.
A seguir uma história de superação, onde houve a interferência direta do amor ágape:
Severino constituiu uma família grande, mas não aguentava mais, moravam todos juntos, junto com eles a sogra e o genro. A vida naquela casa era um inferno. Brigas, discussões, ameaças enfim a paz passava longe daquele lugar. Brigavam uns com os outros, quase que diariamente. Um dia não aguentando mais e triste com aquela situação, o senhor Severino resolveu sair de casa, afinal de contas ali poderia ser qualquer coisa, menos um lar, mas antes, resolveu consultar o pároco da sua cidade e se aconselhar. Então o padre lhe disse:
"Meu filho, Jesus está  em alguém, dentro da sua casa." "Mas como?" Indagou Severino! "Lá todo mundo briga com todo mundo, como pode?" Então o padre disse novamente  "Preste bem a atenção, observe e espere mais uma semana. Depois você que vem aqui e me fale. Caso não haja melhora, eu lhe autorizo à ir embora." Então  Severino saiu encabulado: "Mas como? Jesus dentro da minha casa, não acredito!" Pensou.  Ao chegar em casa, chamou seu filho mais velho e contou o que o padre lhe havia dito. Então disse o filho: " Pai do céu, já imaginou se Jesus estiver na vovó." A vovó (sogra) de Severino, era com quem ele mais brigava. Preocupado, Severino passou a tratar melhor sua sogra, o filho contou para a mãe e assim por diante. Com isso, todos  passaram tratar melhor uns aos outros, preocupados em saber com quem Jesus estava. Resultado, a paz voltou à reinar naquele lar.
Então cuide muito bem  da sua  tampa da panela.  E lembre-se: nada compensa o fracasso de uma família.

 
A seguir uma frase muito importante para nosso crescimento:


Na vida, o velho sabe, o adulto acredita, o jovem duvida. 
Tudo posso, mas nem tudo me convém!

Reflita!!!!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!!
    Sucesso!!!

    Um grande abraço,

    Jéssica Lopes

    ResponderExcluir