domingo, 29 de março de 2015

Fraco é aquele que vinga, forte é aquele que perdoa!

Estamos na semana santa!

Esta é uma semana de muita reflexão. é tempo de repensar atitudes e refazer caminhos. É tempo de pedir perdão. é tempo de conceder o perdão! é tempo de abrir nosso coração e deixar Deus habitar nele! Enfim, é a semana de iniciarmos uma mudança de vida.




Que tal fazer:
Jejum de: PESSIMISMO e encher-se de  ESPERANÇA e OTIMISMO.
Jejum de: OFENSAS, INJÚRIAS - e encher-se de MANSIDÃO E PACIÊNCIA.
Jejum de: JULGAR OS OUTROS  e descobrir JESUS que VIVE NELES.
Jejum de: PREOCUPAÇÕES e encher-se de CONFIANÇA em DEUS.
Jejum de: TRISTEZA  e AMARGURA e encher seu CORAÇÃO DE ALEGRIA.
Jejum de: TUDO QUE TE AFASTA DE DEUS e PROCURAR TUDO QUE TE APROXIMA DELE.

Não pague o mal com o mal!

A caridade deve impulsionar todas nossas ações. Não corramos o risco de agir com espírito de ódio e vingança.Vamos nos espelhar no belo exemplo do papa, Francisco! Quanta humildade, quanta simplicidade e é isso que Deus quer de nós. 

Evidentemente que quando alguém nos faz o bem é muito mais fácil retribuir com o bem. O difícil é cumprir este conceito “Não pagueis o mal com o mal, nem injúria com injúria".
É comum ouvir a expressão “Eu não levo desaforo pra casa”, ou ainda “bateu, levou”. E é assim que muitas pessoas agem. Há aqueles que esperam pra se vingar depois, e passam anos perdendo tempo e energia querendo destruir alguém. 

Quem age assim, desperdiça seu tempo e sua vida! 

Em tempos de internet ficou ainda mais fácil desconstruir a imagem alheia. Como se pronuncia fácil a palavra vingança. Será que vingar é mais fácil do que perdoar? Não cometemos os mesmos erros dos outros, mas temos nossos próprios erros também. Ou existe alguém que não erra?

Jesus mesmo disse: Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra.
Então porque querer matar o outro porque cometeu um erro?

O apóstolo Pedro em sua carta 1Pd 3,9, nos fala sobre as duas virtudes: Suavidade e Respeito.
Ser suave significa ser leve, ser silencioso quando necessário, ser compreensivo e ser cuidadoso.
Ghandi que tanto fez pela paz, que não acreditava que a violência resolvesse nada ensinou: De modo suave você pode sacudir o mundo. Suavidade remete ao respeito. Quem é suave respeita a si mesmo e ao outro. Suavidade não é sinônimo de passividade, submissão ou ingenuidade.  Ao contrário, ser suave significa agir corretamente, sem ódio sem vingança, mas com sabedoria.

Pagar o mal com o mal é desperdiçar o valioso tempo da vida com pessoas ou coisas que não tem importância. A maldade acaba por corroer o maldoso, ele mesmo. Quem faz da sua vida somente uma prática, para falar e agir contra seu irmão, já sofre pela falta da bondade em seu coração. Quem age desta forma talvez não tenha sido educado adequadamente para o respeito.

Respeito----- como esta palavra é importante.
Respeitar o espaço do outro, respeitar a história e as escolhas do outro. Não existe ninguém exatamente igual ao outro, mesmo sendo gêmeo, temos comportamento diferentes. Deus nos fez, únicos. Portanto precisamos compreender que qualquer semelhante é diferente de nós. Pais são diferentes dos filhos, irmãos são diferentes uns dos outros. Mas estas diferenças não nos proíbem de falar ao próximo que estão trilhando por caminhos errados. É nosso papel acolher, ajudar, orientar, mas com respeito e suavidade.


Não se apaga o fogo com gasolina. A planta não crescerá  ser for regada com água quente. Não se ensina um filho com espancamento. Não se insulta ou espanca a esposa, cobrando dela aquilo  de que você não é capaz.  A autoridade  com respeito e suavidade ganha mais significado. Com palavras e exemplos se educa com mais valor. 

Coloque mais simplicidade em sua vida. O momento é este, a semana é esta!
Lembrem-se: O mal não é o que entra, mas o que sai da boca do homem!

“Papa Francisco”. Cuidemos do nosso coração, porque é de lá que sai o que é bom e o que é ruim, o que constrói e o que destrói!  

Boa semana santa à todos, com muita reflexão e mudança de atitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário